sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tópicos e Objetivos áreas de interesse do professor do Ensino Fundamental I




Tópico “ Projetos”
O trabalho com projetos gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltiplas relações com o exterior a afirmar-se vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, ser agente de seus aprendizados, produzindo algo com sentido. Permitindo assim que a criança construa e dê sentido à sua criatividade de aluno, proporcionar ao aluno
uma situação autêntica de vivência e experiência, estimular o pensamento crítico, desenvolver a capacidade de observação para melhor utilizar informações e conhecimentos, valorizar a necessidade de cooperação, dar oportunidade ao aluno para que comprove suas ideias, por meio da aplicação das mesmas, estimular a iniciativa, a autoconfiança e o senso de responsabilidade.

Tópico “Reportagens”

A reportagem serve para informar os leitores, espectadores ou ouvintes de algo que está acontecendo em algum lugar; deve apresentar uma linguagem de fácil compreensão, atingindo todas as camadas da população; se baseia em fatos verídicos e apresenta personagens de histórias reais.
           No geral, a reportagem se aprofunda no assunto tratado, sendo, portanto, uma excepcional fonte de informação.

Tópico “Entrevista”
O objetivo da entrevista no Ensino fundamental I é primeiramente o posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção internacional no presente.
Também podemos destacar o tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano e a inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.
A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e que se caracterizam por:
- Urgência social;                 
- Abrangência nacional;
- possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
- Favorecimento na compreensão da realidade social.

Tópico “ Artes”
Baseado nos artigos 26 e 32 da Nova LDB, a área de Arte, no Ensino
Fundamental, deve contribuir para o desenvolvimento cultural dos alunos, mediante o
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem cultural, da compreensão contextual do
processo de produção e recepção da arte, bem como a aquisição de conhecimentos e
habilidades e a formação de atitudes e valores artísticos e estéticos.

Tópico “Aula fora”
Objetivos 

- Identificar paisagens. 
- Compreender que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas necessidades e ao longo do tempo. 
- Refletir a respeito da importância da ação humana na transformação das paisagens. 





Tópico “Filme”
O cinema é capaz de alimentar o intelecto com diversão
Todos podem se espelhar em exemplos do cinema para descobrir maneiras de aprender e ensinar melhor. Sem deixar de se divertir nem se emocionar. Como explica a professora de Cinema e vice-coordenadora da Cinemateca da PUC(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Verônica Ferreira Dias, um filme "é sempre algo atrativo, porque traz entretenimento e reflexão também". 

            Para ela, quando a sétima arte retrata processos de aprendizado bem-sucedidos, é capaz de despertar o espírito crítico da sociedade. "As pessoas acabam repensando o sistema educacional, já que nem sempre têm paciência para ouvir discursos teóricos de especialistas". E Verônica não está sozinha. Arte-educador e doutor em Educação pela USP (
Universidade de São Paulo), Marcos Ferreira dos Santos pensa de modo semelhante. "O cinema faz com que a gente tenha um 'olho privilegiado' e consigamos entrever coisas invisíveis em certas situações". 

            Por outro lado, o professor tem suas ressalvas e não acredita que campeões de bilheteria sejam os mais indicados para falar sobre Ensino. "Blockbusters são direcionados demais para fins comerciais, não saem do lugar-comum, e por isso é difícil alguém acordar para a necessidade de aprender". Será? A professora da PUC acha que os chamados "filmes de arte" não conseguem atingir as massas e acabam sendo um esforço muitas vezes sem grandes resultados. 

            "Algo como Legalmente Loira contesta o estereótipo da 'patricinha loira e burra', quando ela chega à Harvard e faz o público enxergar que o importante é o esforço pessoal", comenta Verônica. Clássico, cult ou popular, é sempre você quem decide. Conheça melhor abaixo os filmes selecionados pelo Educar que mostram como, de uma forma ou de outra, o importante é aprender uma lição para o resto da vida.

FILME: Ao Mestre com Carinho, dirigido por James Clavell, com Sidney Poitier, 1967. Classificação: livre.

A HISTÓRIA: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, fará de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores.


Tópico “Feira de ciências”
O objetivo da Feira de Ciências é disseminar uma proposta metodológica do ensino das ciências, partindo da ênfase na experimentação, na vivência da investigação científica, através de seus métodos e materiais e de suas fontes de consulta e apresentação de resultados, na busca de soluções para problemas contemporâneos, na interdisciplinaridade e contextualização do currículo escolar e no estímulo dos educandos pela pesquisa e investigação como trajetória do aprendizado.

Tópico “Sarau”
Reconhecer a importância da Literatura enquanto manifestação artística e registro cultural da humanidade; Produzir vídeos através do aplicativo Movie Maker , a fim de divulgar o conhecimento literário como fonte de saber cultural. Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos no que tange à Arte (com ênfase à Literatura) e aos processos de criação artísticos, despertando seu instinto criativo. Trabalhar as leituras das mídias e suas múltiplas linguagens, relacionando texto, som, imagem e tecnologia por meio do vídeo; Prover ao aluno conhecimento de seu próprio corpo e da sua expressão durante a comunicação oral formal (postura, gestos, pronúncia, etc.)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Pesquisa e elaboração de conteúdos específicos para o tópico " Artes"



ARTES

Os objetivos da educação Artística são desenvolver a coordenação motora, a memória visual da criança e estimular as percepções sensoriais da criança, através das atividades:
· Rabiscar;
· Desenhar;
· Modelar massinha;
· Pintar;
· Trabalhos de enfiagem;
· Recortar;
· Colar (figuras, palitos, algodões, bolinhas de papel, papéis rasgados, sementes de frutas, areia, folhas).



Objetivo: Valorizar a Arte Naïf identificando suas características e peculiaridades.
Tema Abordado: Arte Naïf
Áreas do Conhecimento: Educação Artística e História da Arte

Materiais:

Tampas de caixas de sapatos
Papel amarelo
Retalhos de tecidos
Cola pano
Tinta relevo em várias cores
Tesoura sem pontas
Lápis

Passo a passo
1.           Encape a tampa de papelão com papel amarelo, aplicando cola pano.
2.           Cole na tampa, aplicando cola pano.
3.           Decore com as tintas relevo coloridas. Deixe secar.







Fonte: Revista do Professor Sassá





Pintura com os dedos


Esta atividade consistiu em pintar com os dedos as asas da borboleta. Cada parte das asas da borboleta correspondia a um número. Esta atividade teve como principais objetivos desenvolver o conhecimento dos números e desenvolver a linguagem oral, estimulando as crianças a contar enquanto faziam as pinturas.




Fonte: 

Pesquisa e elaboração de conteúdos específicos para o tópico Feira de Ciências






Com certeza saber a teoria sobre uma matéria escolar, pesquisar em livros ou sites e estudar muito é importante entender os conteúdos, mas quando partimos para experimentar, na prática como as coisas funcionam, aí sim fica muito mais fácil para realmente aprender um matéria escolar.
Assim, experimentar e aprender estão intimamente ligados. Percebendo essa ligação, no início do séc. XX professores do ensino básico de algumas escolas dos Estados Unidos propuseram a seus alunos que desenvolvessem projetos científicos para demonstrar determinados fenômenos para seus colegas de classe. A ideia deu certo e esses professores perceberam que com essa estratégia os alunos aprendiam de forma muito mais eficaz e prazerosa.
A partir daí estava “dada a largada” para as Feiras Científicas ou Feiras de Ciências que conhecemos hoje e que fazem parte do calendário de muitas escolas pelo mundo todo.
Organizando uma Feira de Ciências
Para organizar uma Feira de Ciências é fundamental ter senso de equipe, organização, empenho e muita disposição!
Os professores e a coordenação da escola devem ser os responsáveis pela organização desse evento, mas é claro que a ajuda dos alunos é muito importante.
Aos professores e coordenadores cabe a tarefa de prever o evento no calendário escolar, orientar os alunos para o desenvolvimento dos projetos, criar normas para o funcionamento da feira, cuidar da segurança da feira em geral e de cada experimento especificamente, além de orientar a divulgação e montagem.
Para os alunos fica a tarefa mais gotosa e desafiadora: desenvolver projetos inovadores a partir de conteúdos já estudados em sala de aula. É necessário ser criativo e ter espírito de cientista, pois mesmo para experimentos simples, seguimos os passos de um cientista, ou seja: observamos, formulamos hipóteses e criamos o experimento em si para verificar a veracidade dessas hipóteses.
Seguem algumas dicas importantes para sua participação ser nota 10:
ü Tema: para escolha do tema você deve penar em algo desafiador, que instigue sua curiosidade para aprender mais, mas também não exagere, pois não adianta escolher um tema que esteja fora de seu alcance de pesquisa. Lembre-se de que alguns fenômenos demoram anos para serem desvendados por cientistas e, portanto você não conseguirá pesquisar em pouco tempo;

ü Método científico: além de aprender mais sobre um determinado assunto, o desenvolvimento do experimento deve ajudar a percorrer os passos do método científico, ou seja - observar, especular, formular hipóteses, experimentar, deduzir e chegar a conclusões;

ü Materiais: não esqueça de fazer uma lista de materiais que deverão ser utilizados no experimento, isso evitará que passe por apuros nos dias de apresentação;

ü Tempo: organize bem o tempo que dispensará para esse trabalho sem deixar de lado as outras atividades escolares;

ü Continuidade: escolha um tema que poderá ter continuidade nos anos seguintes, à medida que você vai se aprofundando no conteúdo;

ü Anotações: à medida que você vai desenvolvendo suas habilidades científicas, surgirão ideias a todo momento, quando você mesmo imaginar, andando de bicicleta, passeando no shopping, etc., assim, tenha sempre em mãos uma caderneta de anotações para não deixar nada escapar!
Tudo pode começar em um laboratório...
Um laboratório de Ciências é um ambiente da escola com materiais e organização especifica que viabiliza a realização de experimentos científicos. É um espaço educativo que faz a ligação entre a teoria e a pratica dos conteúdos escolares.
Nos laboratórios há materiais e equipamentos específicos para cada experimento. Conheça esses equipamentos clicando aqui
Desenvolver pesquisas nos laboratórios de Ciências pode ser o começo para a vida científica.
Curiosidades
Veja algumas invenções interessantes:
Bicicleta portátil A criação do inglês Clive Sinclair, a "A-Bike", é dobrável. Ela pesa cerca de 5 quilos e meio e pode ser guardada em uma sacola com menos de 0,03 metros cúbicos.
Cadeira de papelão É toda feita de papelão e pesa 900 gramas. Mas suporta até 450 quilos em cima dela.
Carteira antirroubo Invenção australiana. Feita de aço inoxidável, ela é dotada de dispositivos especiais que destroem seu conteúdo. Ao ser aberta por alguém que desconhece a senha, a carteira libera uma tinta azul que mancha tudo o que há em seu interior e, ao mesmo tempo, apaga as fitas magnéticas dos cartões.
(fonte: Guia dos Curiosos)

http://www.smartkids.com.br/especiais/feira-de-ciencias.html

Responsáveis pelas postagens: CLAUDIA LUCIA NEVES ADRIÃO / ISABEL CRISTINA CAETANO DA SILVA




Boneco ecológico



Materiais:
01 perna de meia calça
100 gr de alpiste ou painço
300 gr de serragem
01 tubo de cola
01 tesoura sem ponta
Enfeites para seu boneco ecológico


Como Fazer:
A. Corte uma perna da meia calça.
B. Coloque o alpiste ou painço.
C. Complete com serragem, feche a meia e modele em forma de bola.
D. Monte o boneco ecológico ao seu gosto.
E. Molhe a cabeça do boneco, em alguns dias o alpiste começa a nascer dando origem aos cabelos. Então você corta e espera crescer de novo, pura diversão!!

Depois de todo o processamento agora é só se divertir, podes começar uma coleção com vários estilos do boneco e deixar no quintal para os passarinhos destruírem, ou esfregar a grama crescida nos outros para dar coceira. Divirta-se!




Fonte:




Consumo Consciente

Como funciona uma hidroelétrica, e como a energia chega até nossas casas?

Na maquete foi reutilizado:
1 lata de alumínio + 1 rolinho de papel higiênico-para a turbina e o gerador
1 cx de papelão (embalagem de chá) - para o transformador
caixa de ovos - aquele papelão verde- p/ as montanhas
2 cxs de leite (tetra pak) - para as linhas de transmissão (antenas)
embalagens de papelão - para a rua 
plástico que embala eletrodomésticos - para a água do rio e queda na barragem





Fonte:






5 SENTIDOS


Você está brincando no jardim e  uma linda borboleta passando na sua frente. Em seguida sente ocheirinho daquele bolo maravilhoso que só a mamãe sabe fazer, você até sente o gosto, mas como ainda não dá para saboreá-lo, ouve seu amigo chamar e sai correndo na direção dele, ao se aproximar, ele mostra uma caixa de brinquedo e pede que você descubra qual é este brinquedo através do tato... São muitas sensações ao mesmo tempo e nós só conseguimos captar todas elas através dos órgãos dos sentidos, estruturas complexas que nos ajudam a perceber o meio em que vivemos e são essenciais para a maioria das tarefas que realizamos. Vamos agora caracterizar cada um dos órgãos dos sentidos.
Começando pela pele, que é o órgão responsável pelo tato e tem funções importantes, como manter os órgãos internos isolados do meio ambiente, ajudar no controle da temperatura do corpo eliminando o suor, proteger contra a invasão de micróbios que prejudicam o organismo, etc. Na pele que reveste os dedos há linhas tênues que formam as digitais, que são diferentes de uma pessoa para outra, portanto é uma característica pessoal.
O órgão responsável pela audição é o ouvido, que é uma estrutura complexa com a função de perceber os sons. As orelhas compõem a parte externa do ouvido e funcionam como um radar, captando todos os tipos de sons. O ouvido é muito sensível e sons muito aos podem provocar perdas auditivas... Portanto, tenha muito cuidado ao ouvir música em volume muito alto, pois isso pode ser prejudicial para você!
Com relação ao sentido do paladar, o órgão responsável é a língua, que identifica o sabor dos alimentos através das papilas gustativas, assim, em cada região da língua distingue-se um sabor. Quando você sente o cheiro de algum alimento que parece estar muito saboroso e diz que “dá água na boca”, pode crer que é verdade: isso acontece porque com o cheiro nosso organismo se prepara para comer e por isso libera mais saliva, dando a sensação de água na boca.
E por falar sentir em cheiro, sua percepção tem relação com o sentido do olfato e o órgão responsável é onariz. Este órgão possui receptores que distinguem o tipo de cheiro e envia as informações para o cérebro, que guarda essa informação e quando cheiramos novamente a mesma coisa, de imediato essa memória é acionada para sua identificação. O olfato pode também servir de alerta sobre algum perigo próximo, como o cheiro de fumaça, que pode indicar um incêndio ou mesmo quando sentimos um cheiro diferente do normal em alimentos indicando que estão estragados.
Finalmente chegamos ao sentido da visão, cujos órgãos responsáveis são os olhos. Nossos olhos são muito sensíveis e precisam de proteção contra poeira e outros elementos que podem prejudicá-los, daí a importância das pálpebras, sobrancelhas e cílios que fazem essa proteção.  

Curiosidades:
·         A pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde 16% do peso corporal.
·         O químico alemão Adolf Butenandt, descobriu que muitos animais liberam moléculas invisíveis e voláteis na época do cio para atrair o sexo oposto. A estas moléculas o cientista deu o nome de feromônios.
·         Qualquer som de 90 decibéis para cima pode causar danos à audição, podendo inclusive pode ocorrer a surdez.



Sentidos

Nas aulas de Educação Infantil é fundamental estimular a percepção através de atividades direcionadas aos órgãos dos sentidos e uma sugestão é fazer uma aula em que eles possam ter a consciência desses sentidos. Para isso você pode separar cinco carteiras e colocar em cada uma delas elementos que estimulem cada um dos órgãos dos sentidos: 


Mesa 1: alimentos variados com sabor doce, salgado, azedo e amargo e pazinhas de sorvete. Dê preferência para alimentos pastosos.


Mesa 2: álcool, desinfetante, perfume, pasta de dentes, terra molhada e água.


Mesa 3: metal, madeira, gelo, plástico, vidro, recipiente com água quente.


Mesa 4: copos de vidro, aparelho de som e outros objetos que façam barulhos específicos.


À medida que os alunos vão identificando qual o sentido e cada órgão é estimulado em cada mesa, o professor coloca uma identificação do tipo “mesa da visão”, por exemplo. Este material pode ficar exposto na sala para trabalhos posteriores com as crianças.


Outra opção para trabalhar o tato é o jogo memória tátil, cuja preparação é muito simples: preparar vinte cartelas, divididas em 10 pares, cada uma delas tendo coladas ao fundo texturas diferentes (lã, seda, feltro, lixa, arroz, etc.). Os alunos com os olhos vedados devem procurar as cartelas pares. Vence quem conseguir o maior número de pontos. 


Para os alunos maiores uma sugestão é orientar para que organizem um “painel dos sentidos”, com informações gerais sobre a fisiologia e curiosidades específicas. 

Fonte:

Pesquisa e elaboração de conteúdos específicos para o tópico Filme

                                                 Sinopse: Primeiro da classe

Com emcionante atuação de Jimmy Wolk, o filme fala de um assunto seríssimo, porém ainda negligenciado e desconhecido pela sociedade, a Síndrome de Tourette.
síndrome de Tourette ou síndrome de 
la Tourette, também referida como SGT ou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afetadas são do sexo masculino.
O filme mostra o preconceito que Brad Cohen (Jimmy Wolk) sofreu por toda a sua vida por fazer esses "barulhos" estranhos. As pessoas não entendiam, achavam que era uma brincadeira de mal gosto e o desprezavam e o castigavam por isso (inclusive o seu próprio pai o maltratava). Mas ele não se deixou abater e mostrou que era superior a qualquer tipo de preconceito e então resolveu dar aulas para crianças, coisa que ele amava e sempre sonhou 
em fazer. E se tornou o professor mais amado entre seus alunos. É um exemplo de superação! Em recompensa a tanto esforço, encontra uma moça que enxerga através de sua síndrome e vê apenas suas qualidades, mostrando que o preconceito não leva a nada e o amor quando é  verdadeiro supera tudo. O filme é baseado em uma história verídica, e é cheio de surpresas, muito emocionante!
Isso nos serve de lição para aprendermos a superar nossos problemas ( por maiores que sejam) e dar a volta por cima. E é bem instrutivo. Recomendo muito esse filme!

Imagens do filme




 Ficha técnica

Título no Brasil:  Primeiro da Classe
Título Original:  Front of the Class
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento:  2008
Direção: Peter Werner 

Elenco: Jimmy Wolk, Trest Williamas, Dominic Scott Kay, Sarah Drew, Kathleen York

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Fontes

http://www.morangoacido.com/2011/04/sindrome-de-tourette-filme-o-lider-da.html
http://www.interfilmes.com/filme_v1_27346_Primeiro.da.Classe.html#Elenco








Sinopse: Entre os muros da escola

François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.

Imagens do filme



  


Ficha técnica


Título no Brasil:  Entre os Muros da Escola
Título Original:  Entre les murs / The Class
País de Origem:  França
Gênero:  Drama
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 150 minutos
Ano de Lançamento:  2008
Estréia no Brasil: 13/03/2009
Site Oficial:  http://www.sonyclassics.com/theclas s
Estúdio/Distrib.:  Imovision
Direção:Laurent Cantet
Elenco: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille

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Fontes: