Tópico
“ Projetos”
O trabalho com projetos
gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar
múltiplas relações com o exterior a afirmar-se vivenciando a experiência
positiva do confronto com os outros e da solidariedade; não depender das
escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se após a escolha, planejar suas
ações, assumir responsabilidades, ser agente de seus aprendizados, produzindo
algo com sentido. Permitindo assim que a criança construa e dê sentido à sua
criatividade de aluno, proporcionar ao aluno
uma situação
autêntica de vivência e experiência, estimular o pensamento crítico,
desenvolver a capacidade de observação para melhor utilizar informações e
conhecimentos, valorizar a necessidade de cooperação, dar oportunidade ao
aluno para que comprove suas ideias, por meio da aplicação das mesmas,
estimular a iniciativa, a autoconfiança e o senso de responsabilidade.
Tópico “Reportagens”
A reportagem serve para informar os leitores,
espectadores ou ouvintes de algo que está acontecendo em algum lugar; deve
apresentar uma linguagem de fácil compreensão, atingindo todas as camadas da
população; se baseia em fatos verídicos e apresenta personagens de histórias
reais.
No geral, a reportagem se aprofunda no assunto tratado, sendo, portanto, uma excepcional fonte de informação.
No geral, a reportagem se aprofunda no assunto tratado, sendo, portanto, uma excepcional fonte de informação.
Tópico “Entrevista”
O objetivo da entrevista no Ensino
fundamental I é primeiramente o posicionamento em relação às questões sociais e
visão da tarefa educativa como intervenção internacional no presente.
Também podemos destacar o tratamento de
valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano e a inclusão
dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.
A inclusão de temas sócio-culturais no
currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e que se caracterizam
por:
-
Urgência social;
- Abrangência nacional;
- possibilidade de ensino e aprendizagem no
Ensino Fundamental;
- Favorecimento na compreensão da realidade
social.
Tópico “ Artes”
Baseado nos artigos 26 e 32 da Nova LDB, a
área de Arte, no Ensino
Fundamental, deve contribuir para o
desenvolvimento cultural dos alunos, mediante o
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem
cultural, da compreensão contextual do
processo de produção e recepção da arte, bem
como a aquisição de conhecimentos e
habilidades e a formação de atitudes e
valores artísticos e estéticos.
Tópico “Aula fora”
Objetivos
- Identificar paisagens.
- Compreender que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas
necessidades e ao longo do tempo.
- Refletir a respeito da importância da ação humana na transformação das
paisagens.
Tópico “Filme”
O cinema é capaz de
alimentar o intelecto com diversão
Todos podem
se espelhar em exemplos do cinema para descobrir maneiras de aprender e ensinar
melhor. Sem deixar de se divertir nem se emocionar. Como explica a professora
de Cinema e vice-coordenadora da Cinemateca
da PUC(Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo) Verônica Ferreira Dias, um filme "é sempre algo
atrativo, porque traz entretenimento e reflexão também".
Para ela, quando a sétima arte retrata processos de aprendizado bem-sucedidos, é capaz de despertar o espírito crítico da sociedade. "As pessoas acabam repensando o sistema educacional, já que nem sempre têm paciência para ouvir discursos teóricos de especialistas". E Verônica não está sozinha. Arte-educador e doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo), Marcos Ferreira dos Santos pensa de modo semelhante. "O cinema faz com que a gente tenha um 'olho privilegiado' e consigamos entrever coisas invisíveis em certas situações".
Por outro lado, o professor tem suas ressalvas e não acredita que campeões de bilheteria sejam os mais indicados para falar sobre Ensino. "Blockbusters são direcionados demais para fins comerciais, não saem do lugar-comum, e por isso é difícil alguém acordar para a necessidade de aprender". Será? A professora da PUC acha que os chamados "filmes de arte" não conseguem atingir as massas e acabam sendo um esforço muitas vezes sem grandes resultados.
"Algo como Legalmente Loira contesta o estereótipo da 'patricinha loira e burra', quando ela chega à Harvard e faz o público enxergar que o importante é o esforço pessoal", comenta Verônica. Clássico, cult ou popular, é sempre você quem decide. Conheça melhor abaixo os filmes selecionados pelo Educar que mostram como, de uma forma ou de outra, o importante é aprender uma lição para o resto da vida.
Para ela, quando a sétima arte retrata processos de aprendizado bem-sucedidos, é capaz de despertar o espírito crítico da sociedade. "As pessoas acabam repensando o sistema educacional, já que nem sempre têm paciência para ouvir discursos teóricos de especialistas". E Verônica não está sozinha. Arte-educador e doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo), Marcos Ferreira dos Santos pensa de modo semelhante. "O cinema faz com que a gente tenha um 'olho privilegiado' e consigamos entrever coisas invisíveis em certas situações".
Por outro lado, o professor tem suas ressalvas e não acredita que campeões de bilheteria sejam os mais indicados para falar sobre Ensino. "Blockbusters são direcionados demais para fins comerciais, não saem do lugar-comum, e por isso é difícil alguém acordar para a necessidade de aprender". Será? A professora da PUC acha que os chamados "filmes de arte" não conseguem atingir as massas e acabam sendo um esforço muitas vezes sem grandes resultados.
"Algo como Legalmente Loira contesta o estereótipo da 'patricinha loira e burra', quando ela chega à Harvard e faz o público enxergar que o importante é o esforço pessoal", comenta Verônica. Clássico, cult ou popular, é sempre você quem decide. Conheça melhor abaixo os filmes selecionados pelo Educar que mostram como, de uma forma ou de outra, o importante é aprender uma lição para o resto da vida.
FILME: Ao Mestre com Carinho,
dirigido por James Clavell, com Sidney Poitier, 1967. Classificação: livre.
A HISTÓRIA: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, fará de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores. |
Tópico “Feira de
ciências”
O objetivo
da Feira de Ciências é disseminar uma proposta metodológica do ensino das
ciências, partindo da ênfase na experimentação, na vivência da investigação
científica, através de seus métodos e materiais e de suas fontes de consulta e
apresentação de resultados, na busca de soluções para problemas contemporâneos,
na interdisciplinaridade e contextualização do currículo escolar e no estímulo
dos educandos pela pesquisa e investigação como trajetória do aprendizado.
Tópico “Sarau”
Reconhecer a
importância da Literatura enquanto manifestação artística e registro cultural
da humanidade; Produzir vídeos através do aplicativo Movie Maker , a fim de
divulgar o conhecimento literário como fonte de saber cultural. Prover o aluno
de conhecimentos teóricos e práticos no que tange à Arte (com ênfase à
Literatura) e aos processos de criação artísticos, despertando seu instinto
criativo. Trabalhar as leituras das mídias e suas múltiplas linguagens,
relacionando texto, som, imagem e tecnologia por meio do vídeo; Prover ao aluno
conhecimento de seu próprio corpo e da sua expressão durante a comunicação oral
formal (postura, gestos, pronúncia, etc.)