sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tópicos e Objetivos áreas de interesse do professor do Ensino Fundamental I




Tópico “ Projetos”
O trabalho com projetos gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltiplas relações com o exterior a afirmar-se vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, ser agente de seus aprendizados, produzindo algo com sentido. Permitindo assim que a criança construa e dê sentido à sua criatividade de aluno, proporcionar ao aluno
uma situação autêntica de vivência e experiência, estimular o pensamento crítico, desenvolver a capacidade de observação para melhor utilizar informações e conhecimentos, valorizar a necessidade de cooperação, dar oportunidade ao aluno para que comprove suas ideias, por meio da aplicação das mesmas, estimular a iniciativa, a autoconfiança e o senso de responsabilidade.

Tópico “Reportagens”

A reportagem serve para informar os leitores, espectadores ou ouvintes de algo que está acontecendo em algum lugar; deve apresentar uma linguagem de fácil compreensão, atingindo todas as camadas da população; se baseia em fatos verídicos e apresenta personagens de histórias reais.
           No geral, a reportagem se aprofunda no assunto tratado, sendo, portanto, uma excepcional fonte de informação.

Tópico “Entrevista”
O objetivo da entrevista no Ensino fundamental I é primeiramente o posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção internacional no presente.
Também podemos destacar o tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano e a inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.
A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e que se caracterizam por:
- Urgência social;                 
- Abrangência nacional;
- possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
- Favorecimento na compreensão da realidade social.

Tópico “ Artes”
Baseado nos artigos 26 e 32 da Nova LDB, a área de Arte, no Ensino
Fundamental, deve contribuir para o desenvolvimento cultural dos alunos, mediante o
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem cultural, da compreensão contextual do
processo de produção e recepção da arte, bem como a aquisição de conhecimentos e
habilidades e a formação de atitudes e valores artísticos e estéticos.

Tópico “Aula fora”
Objetivos 

- Identificar paisagens. 
- Compreender que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas necessidades e ao longo do tempo. 
- Refletir a respeito da importância da ação humana na transformação das paisagens. 





Tópico “Filme”
O cinema é capaz de alimentar o intelecto com diversão
Todos podem se espelhar em exemplos do cinema para descobrir maneiras de aprender e ensinar melhor. Sem deixar de se divertir nem se emocionar. Como explica a professora de Cinema e vice-coordenadora da Cinemateca da PUC(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Verônica Ferreira Dias, um filme "é sempre algo atrativo, porque traz entretenimento e reflexão também". 

            Para ela, quando a sétima arte retrata processos de aprendizado bem-sucedidos, é capaz de despertar o espírito crítico da sociedade. "As pessoas acabam repensando o sistema educacional, já que nem sempre têm paciência para ouvir discursos teóricos de especialistas". E Verônica não está sozinha. Arte-educador e doutor em Educação pela USP (
Universidade de São Paulo), Marcos Ferreira dos Santos pensa de modo semelhante. "O cinema faz com que a gente tenha um 'olho privilegiado' e consigamos entrever coisas invisíveis em certas situações". 

            Por outro lado, o professor tem suas ressalvas e não acredita que campeões de bilheteria sejam os mais indicados para falar sobre Ensino. "Blockbusters são direcionados demais para fins comerciais, não saem do lugar-comum, e por isso é difícil alguém acordar para a necessidade de aprender". Será? A professora da PUC acha que os chamados "filmes de arte" não conseguem atingir as massas e acabam sendo um esforço muitas vezes sem grandes resultados. 

            "Algo como Legalmente Loira contesta o estereótipo da 'patricinha loira e burra', quando ela chega à Harvard e faz o público enxergar que o importante é o esforço pessoal", comenta Verônica. Clássico, cult ou popular, é sempre você quem decide. Conheça melhor abaixo os filmes selecionados pelo Educar que mostram como, de uma forma ou de outra, o importante é aprender uma lição para o resto da vida.

FILME: Ao Mestre com Carinho, dirigido por James Clavell, com Sidney Poitier, 1967. Classificação: livre.

A HISTÓRIA: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, fará de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores.


Tópico “Feira de ciências”
O objetivo da Feira de Ciências é disseminar uma proposta metodológica do ensino das ciências, partindo da ênfase na experimentação, na vivência da investigação científica, através de seus métodos e materiais e de suas fontes de consulta e apresentação de resultados, na busca de soluções para problemas contemporâneos, na interdisciplinaridade e contextualização do currículo escolar e no estímulo dos educandos pela pesquisa e investigação como trajetória do aprendizado.

Tópico “Sarau”
Reconhecer a importância da Literatura enquanto manifestação artística e registro cultural da humanidade; Produzir vídeos através do aplicativo Movie Maker , a fim de divulgar o conhecimento literário como fonte de saber cultural. Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos no que tange à Arte (com ênfase à Literatura) e aos processos de criação artísticos, despertando seu instinto criativo. Trabalhar as leituras das mídias e suas múltiplas linguagens, relacionando texto, som, imagem e tecnologia por meio do vídeo; Prover ao aluno conhecimento de seu próprio corpo e da sua expressão durante a comunicação oral formal (postura, gestos, pronúncia, etc.)