segunda-feira, 27 de maio de 2013

Projetos Leitura









 


                                   
PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.



                      
                                 
                                              

                                  

                                           PROJETO DE LEITURA

H I S T Ó R I C O

O projeto dos Contadores de Histórias surgiu em 2006 como uma das atividades do projeto: Ações Educativas Complementares, desenvolvido pela Secretaria de Educação, tinha como objetivo principal despertar nos alunos o gosto pela leitura através da arte de contar histórias.

A seleção dos contadores foi feita através do concurso: Incentivo à leitura e a produção literária no qual, puderam participar alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas municipais e estadual. Os estudantes participaram de um momento cultural, onde tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades enquanto contadores de histórias. Entre eles foram escolhidos os dez alunos que mais se destacou, cada contador recebia mensalmente uma bolsa equivalente a R$ 60,00 (sessenta reais).

A principio o projeto tinha como meta atender dez escolas, no entanto, a aceitação do público superou as expectativas, sendo assim surgiu à necessidade de estender para outras instituições, que, além de contar histórias foram desenvolvidas várias atividades de final de ano, onde a equipe visitou hospitais, creches, banco e escolas para levar mensagens de otimismo, poemas musicalizados e dinâmicas com o objetivo de elevar a autoestima, partilhar a amizade e a solidariedade, tornando, assim, o momento de pura confraternização.

A experiência causou um grande impacto positivo na prática de incentivo à leitura e a escrita. O trabalho dos contadores de histórias vai muito além de uma ação de leitura. É uma paixão! Por isso, se faz necessário a sua continuação.


J U S T I F I C A T I V A

As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios adquirem vida. Somos então transportados para outro mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias e tristezas.

A arte de contar histórias é milenar. Após a invenção da imprensa a narrativa oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há sociedade que durante século utilizaram a palavra para manter a sua cultura, geração após geração.

Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?

As histórias são patrimônios da humanidade. E sabendo que, ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público, é que elaboramos o projeto contadores de histórias visando, assim, oferecer aos ouvintes um conjunto de ações que proporcionarão um encontro mágico com a leitura e com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita nos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).


O B J E T I V O


Objetivo Geral:

Desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, através da leitura e contação de histórias.

Específicos:

·              Despertar nos alunos o gosto pela leitura através de textos literários;
·              Desenvolver as potencialidades artísticas e culturais através da poesia, contos, novelas, etc.
·              Elevar a autoestima através dos textos e dinâmicas e melhorar sua capacidade de se comunicar, de conviver e de respeitar as diferenças;
·              Estimular nos alunos a reflexão e a revisão de valores, atitude e comportamentos;
·              Resgatar a tradição da arte de contar histórias;
·              Partilhar a amizade, o companheirismo e a solidariedade entre os membros do grupo de contadores de histórias;
·              Promover a diversão e o lazer nos espaços escolares e públicos.
 A Ç Õ E S

·      Organização de roda de leitura;
·      Dramatizações de história;
·      Momento de leitura livre;
·      Apresentação do teatro de fantoche;
·      Utilização de um banco de personagens para contação;
·      Organização de oficinas de artes – confecção de elementos da narrativa;
·      Exposição de livros;
·      Momento de desenho livre;
·      Apresentação com mímicas e músicas;
·      Reconto de histórias;
·      Montagem de varal literário;
·      Desenvolvimento de oficinas de desenhos e pintura;
·      Apresentações de painéis de leitura;
·      Concurso de leitura (reconto e produção de poemas);
·      Organização da hora do conto com personagens caracterizados;
·      Exposição do mural de poesias;
·      Realização da caravana da alegria e da caravana do natal;
·      Arraial da leitura.

P R O C E D I M E N T O S M E T O D O L Ó G I C O S
A proposta de trabalho do Projeto Contadores de Histórias está dividido em duas etapas: no primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas na Biblioteca Infantil do Centro Cultural, onde as escolas poderão trazer os alunos para participarem das ações de leitura contidas na programação. No segundo momento, os contadores de histórias visitarão as escolas e outras instituições do município.

Os trabalhos dos contadores fundamentam-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em vista será desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.

A V A L I A Ç Ã O

Durante as apresentações observando:

·              Envolvimento do público;
·              Solicitações das escolas;
·              Exposição das opiniões;
·              Atitudes e comportamentos relacionados à busca de mais leitura.


Fonte: http://www.prefeiturateotonio.com.br/espacocultural.php?p=230

Consumo Consciente












PROJETO INSTITUCIONAL
           
  CONSUMO CONSCIENTE... É DE PEQUENO QUE SE APRENDE”

Duração: ANO LETIVO DE 2013


Áreas do conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, MATEMÁTICA E ARTES.

Público Alvo: 3º Ano do Ensino fundamental

INTRODUÇÃO

                    “A Criança tem maneira de ver, de pensar e de sentir que lhe são próprias“ (Rousseau). No Processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com outras pessoas que no meio em que vivem. Os conhecimentos não se constituem uma cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação. É a partir das interações que se dão no seu meio social que o conhecimento se consolida.
                     Abordar o tema “Consumo Consciente” é uma proposta que vislumbra grandes possibilidades de aprendizagem e mudanças de hábitos, pois o projeto com foco nesse assunto uni a família e a comunidade usando vivencias   e conhecimentos anteriores que se somam a sistematização  do trabalho desenvolvido na escola. Um dos mais consistentes caminhos para buscar a solução quanto ao lixo produzido pelo consumo humano, é a educação  da população quanto á conscientização ambiental  no  momento da compra dos produtos a serem  consumidos e também  a conscientização da responsabilidade de redução ,reutilização e reciclagem do lixo  resultante deste mesmo consumo.


JUSTIFICATIVA

Vemos através de noticiários que o meio ambiente pede socorro. E a utilização da energia elétrica e da água dentro de casa preocupa não só as autoridades governamentais, mas aos cidadãos.
Cabe a escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local buscando as melhores formas de utilizar  sem desperdício ficando atenta às atitudes que pretendem transformar em relação à questão do uso racional e seguro de energia elétrica e água.
A forma como nos relacionamos com o meio ambiente a nossa volta esta diretamente ligada a qualidade de vida em que nós temos. Portanto, é função da escola desenvolver um trabalho voltado a assuntos do Meio Ambiente através de ações reflexivas.
                                
OBJETIVO GERAL

Estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmonioso visando conceitos e praticas sócio-ambientais para combater o desperdício de consumo de energia, água, alimentos e materiais diversos, acreditando que juntos podemos provocar mudanças concretas de atitudes em relação ao meio ambiente através da educação.
Conscientizar as pessoas sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e água, buscando mudanças concretas de atitudes com relação ao meio ambiente.

CONTEÚDOS
  • Consumo de: energia elétrica, água, telefone, alimentos materiais diversos
  • Utilização e manutenção de aparelhos eletrônicos
  • Recursos naturais
  • Sensibilização e conscientização do consumo: funcionários, crianças e suas famílias
  • Observação da medição de energia e água
  • Lixo produzido pelo homem
  • Reciclagem
  • Estados da água

AÇÕES

  • Levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre o assunto em questão.
  • Realizar pesquisa  com os pais através de um questionário
  • Passeio ao entorno da escola  e dentro da mesma para observação
  • Leitura compartilhada de historias, cantigas, textos informativos, panfletos, recortes de revistas envolvendo o tema.
  • Registro em formas de desenho, montagem de trilhas, elaboração de tabelas e gráficos e cartazes
  • Roda de conversa sobre os assuntos levantados: danos causados pelo o desperdício de energia elétrica e água em casa, na escola e na comunidade, sobre os danos causados pelo lixo humano á natureza e valorizando a reutilização sempre que possível dos materiais
  • Coleta de “lixo” (sucata) para a construção de brinquedos e outros objetos e para reciclagem (Latinhas de alumínio e Pet)
  • Adotar posturas na rotina da escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis, provocando mudanças de atitudes: Manter as Luzes acesas só quando necessário, tomar banho sem desperdício, saber o que vai pegar na geladeira antes de abri-la, desligar aparelhos eletrônicos da tomada, utilizar luz natural ou lâmpadas econômicas, observar e analisar fatos e situações ambientais e reais, acumular roupa para lavar e passar, coleta seletiva, uso excessivo de descartável.
  • Contato com a água nos estados líquido , sólido e gasoso.

AVALIAÇÃO

A Avaliação do projeto acontecera com a socialização de depoimentos feitos pelos pais dos alunos, relatando quais mudanças foram incorporadas nos hábitos da família com relação a tudo que as crianças aprenderam.
                             
FECHAMENTO


Elaboração de um Mural

Introdução



                                                         
                                                       
       Este trabalho tem como objetivo ampliar as diversidades e abordar vários temas dentro do contexto escolar, de forma que contribua para o processo de aprendizagem do Ensino Fundamental.
        Essa temática é uma ferramenta que oferece um importante instrumento para o educador desenvolver dentro e fora da escola, também é um caminho que aprimora o aprendizado do aluno, fazendo com que o educando reflita e aprenda a realizar atividades em grupos ou individual.
        Serve de apoio para o professor adquirir certas habilidades em planejar e desenvolver os conteúdos que seja significativos para trabalhar com projetos de formas eficazes no aprendizado do aluno de forma que motive, incentive a almejar os seus objetivos proposto.

ATIVIDADE COLABORATIVA PROJETO MULTIDISCIPLINAR III