PROJETO INSTITUCIONAL
“CONSUMO
CONSCIENTE... É DE PEQUENO QUE SE APRENDE”
Duração: ANO
LETIVO DE 2013
Áreas do
conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE, LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA, MATEMÁTICA E ARTES.
Público Alvo:
3º
Ano do Ensino fundamental
INTRODUÇÃO
“A Criança tem maneira de ver, de pensar e de
sentir que lhe são próprias“ (Rousseau). No Processo de construção do
conhecimento, as crianças utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a
capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que
buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a
partir das interações que estabelecem com outras pessoas que no meio em que
vivem. Os conhecimentos não se constituem uma cópia da realidade, mas sim,
fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação. É a
partir das interações que se dão no seu meio social que o conhecimento se consolida.
Abordar o tema “Consumo
Consciente” é uma proposta que vislumbra grandes possibilidades de aprendizagem
e mudanças de hábitos, pois o projeto com foco nesse assunto uni a família e a
comunidade usando vivencias e
conhecimentos anteriores que se somam a sistematização do trabalho desenvolvido na escola. Um dos
mais consistentes caminhos para buscar a solução quanto ao lixo produzido pelo
consumo humano, é a educação da
população quanto á conscientização ambiental
no momento da compra dos produtos
a serem consumidos e também a conscientização da responsabilidade de
redução ,reutilização e reciclagem do lixo
resultante deste mesmo consumo.
JUSTIFICATIVA
Vemos
através de noticiários que o meio ambiente pede socorro. E a utilização da
energia elétrica e da água dentro de casa preocupa não só as autoridades
governamentais, mas aos cidadãos.
Cabe
a escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local
buscando as melhores formas de utilizar sem desperdício ficando atenta às atitudes que
pretendem transformar em relação à questão do uso racional e seguro de energia
elétrica e água.
A
forma como nos relacionamos com o meio ambiente a nossa volta esta diretamente
ligada a qualidade de vida em que nós temos. Portanto, é função da escola desenvolver
um trabalho voltado a assuntos do Meio Ambiente através de ações reflexivas.
OBJETIVO
GERAL
Estimular
novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais
harmonioso visando conceitos e praticas sócio-ambientais para combater o
desperdício de consumo de energia, água, alimentos e materiais diversos, acreditando
que juntos podemos provocar mudanças concretas de atitudes em relação ao meio
ambiente através da educação.
Conscientizar
as pessoas sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e água, buscando
mudanças concretas de atitudes com relação ao meio ambiente.
CONTEÚDOS
- Consumo de:
energia elétrica, água, telefone, alimentos materiais diversos
- Utilização e
manutenção de aparelhos eletrônicos
- Recursos
naturais
- Sensibilização e
conscientização do consumo: funcionários, crianças e suas famílias
- Observação da
medição de energia e água
- Lixo produzido
pelo homem
- Reciclagem
- Estados da água
AÇÕES
- Levantamento do
conhecimento prévio das crianças sobre o assunto em questão.
- Realizar pesquisa
com os pais através de um
questionário
- Passeio ao
entorno da escola e dentro da mesma
para observação
- Leitura
compartilhada de historias, cantigas, textos informativos, panfletos,
recortes de revistas envolvendo o tema.
- Registro em
formas de desenho, montagem de trilhas, elaboração de tabelas e gráficos e
cartazes
- Roda de conversa
sobre os assuntos levantados: danos causados pelo o desperdício de energia
elétrica e água em casa, na escola e na comunidade, sobre os danos causados
pelo lixo humano á natureza e valorizando a reutilização sempre que
possível dos materiais
- Coleta de “lixo”
(sucata) para a construção de brinquedos e outros objetos e para
reciclagem (Latinhas de alumínio e Pet)
- Adotar
posturas na rotina da escola, em casa e em sua comunidade que os levem a
interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis, provocando
mudanças de atitudes: Manter as Luzes acesas só quando necessário, tomar
banho sem desperdício, saber o que vai pegar na geladeira antes de
abri-la, desligar aparelhos eletrônicos da tomada, utilizar luz natural ou
lâmpadas econômicas, observar e analisar fatos e situações ambientais e
reais, acumular
roupa para lavar e passar, coleta seletiva, uso excessivo de descartável.
- Contato
com a água nos estados líquido , sólido e gasoso.
AVALIAÇÃO
A
Avaliação do projeto acontecera com a socialização de depoimentos feitos pelos
pais dos alunos, relatando quais mudanças foram incorporadas nos hábitos da
família com relação a tudo que as crianças aprenderam.
FECHAMENTO
Elaboração
de um Mural
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