segunda-feira, 27 de maio de 2013

Consumo Consciente












PROJETO INSTITUCIONAL
           
  CONSUMO CONSCIENTE... É DE PEQUENO QUE SE APRENDE”

Duração: ANO LETIVO DE 2013


Áreas do conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, MATEMÁTICA E ARTES.

Público Alvo: 3º Ano do Ensino fundamental

INTRODUÇÃO

                    “A Criança tem maneira de ver, de pensar e de sentir que lhe são próprias“ (Rousseau). No Processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com outras pessoas que no meio em que vivem. Os conhecimentos não se constituem uma cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação. É a partir das interações que se dão no seu meio social que o conhecimento se consolida.
                     Abordar o tema “Consumo Consciente” é uma proposta que vislumbra grandes possibilidades de aprendizagem e mudanças de hábitos, pois o projeto com foco nesse assunto uni a família e a comunidade usando vivencias   e conhecimentos anteriores que se somam a sistematização  do trabalho desenvolvido na escola. Um dos mais consistentes caminhos para buscar a solução quanto ao lixo produzido pelo consumo humano, é a educação  da população quanto á conscientização ambiental  no  momento da compra dos produtos a serem  consumidos e também  a conscientização da responsabilidade de redução ,reutilização e reciclagem do lixo  resultante deste mesmo consumo.


JUSTIFICATIVA

Vemos através de noticiários que o meio ambiente pede socorro. E a utilização da energia elétrica e da água dentro de casa preocupa não só as autoridades governamentais, mas aos cidadãos.
Cabe a escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local buscando as melhores formas de utilizar  sem desperdício ficando atenta às atitudes que pretendem transformar em relação à questão do uso racional e seguro de energia elétrica e água.
A forma como nos relacionamos com o meio ambiente a nossa volta esta diretamente ligada a qualidade de vida em que nós temos. Portanto, é função da escola desenvolver um trabalho voltado a assuntos do Meio Ambiente através de ações reflexivas.
                                
OBJETIVO GERAL

Estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmonioso visando conceitos e praticas sócio-ambientais para combater o desperdício de consumo de energia, água, alimentos e materiais diversos, acreditando que juntos podemos provocar mudanças concretas de atitudes em relação ao meio ambiente através da educação.
Conscientizar as pessoas sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e água, buscando mudanças concretas de atitudes com relação ao meio ambiente.

CONTEÚDOS
  • Consumo de: energia elétrica, água, telefone, alimentos materiais diversos
  • Utilização e manutenção de aparelhos eletrônicos
  • Recursos naturais
  • Sensibilização e conscientização do consumo: funcionários, crianças e suas famílias
  • Observação da medição de energia e água
  • Lixo produzido pelo homem
  • Reciclagem
  • Estados da água

AÇÕES

  • Levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre o assunto em questão.
  • Realizar pesquisa  com os pais através de um questionário
  • Passeio ao entorno da escola  e dentro da mesma para observação
  • Leitura compartilhada de historias, cantigas, textos informativos, panfletos, recortes de revistas envolvendo o tema.
  • Registro em formas de desenho, montagem de trilhas, elaboração de tabelas e gráficos e cartazes
  • Roda de conversa sobre os assuntos levantados: danos causados pelo o desperdício de energia elétrica e água em casa, na escola e na comunidade, sobre os danos causados pelo lixo humano á natureza e valorizando a reutilização sempre que possível dos materiais
  • Coleta de “lixo” (sucata) para a construção de brinquedos e outros objetos e para reciclagem (Latinhas de alumínio e Pet)
  • Adotar posturas na rotina da escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis, provocando mudanças de atitudes: Manter as Luzes acesas só quando necessário, tomar banho sem desperdício, saber o que vai pegar na geladeira antes de abri-la, desligar aparelhos eletrônicos da tomada, utilizar luz natural ou lâmpadas econômicas, observar e analisar fatos e situações ambientais e reais, acumular roupa para lavar e passar, coleta seletiva, uso excessivo de descartável.
  • Contato com a água nos estados líquido , sólido e gasoso.

AVALIAÇÃO

A Avaliação do projeto acontecera com a socialização de depoimentos feitos pelos pais dos alunos, relatando quais mudanças foram incorporadas nos hábitos da família com relação a tudo que as crianças aprenderam.
                             
FECHAMENTO


Elaboração de um Mural

Nenhum comentário: