quinta-feira, 30 de maio de 2013

Artes ( Pinacoteca de São Paulo).















































Artes





                                                                 










PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.
ARTES

Por que e como lidar com imagens da arte na educação

Observar as imagens construídas por artistas pode ser um exercício que, além de gerar prazer, ajuda a construir um repertório estético privilegiado e desenvolve a observação e imaginação. À medida que as crianças começam a se interessar pela escrita, parece que perdem o interesse pelo texto imagético, aquele que era forte para as convocações de seu imaginário. Essa questão só será minimizada e até revertida se for regida por ações interferentes de um professor provocador, consciente de seu trabalho como regente da relação ensino-aprendizagem, só o professor conseguirá reverte esse caminho de diminuição do interesse pelas imagens, por meio de estímulos e provocações, no sentido de conseguir que os alunos entrem no mundo da escrita sem perder o interesse pelo texto da imagem, trazer para a sala de aula imagens de todo a natureza.
Principalmente a imagem produzida por artistas destacados pelos historiadores de arte, pois estas são construídas com um forte sentido estético e ético, a imagem pode ser oferecida aos olhares observadores das crianças sem se preocupar em contar histórias sobre elas, nesse contato imagem/olho que as observações, os interesses, os pensamentos e a imaginação poderão ser ativados pelos olhares dos alunos.

Por que levar as imagens da arte para a sala de aula?

Porque as crianças gostam de olhar imagens.
Elas reconhecem elementos da imagem que fazem parte do seu mundo e do mundo das artes e começam a perceber a forte significação da presença dos elementos da linguagem da arte: a linha que constrói o desenho, as cores que preenchem as formas e os espaços como elementos significantes.  As crianças pensam enquanto olham as imagens, as quais despertam sua curiosidade. O contato com as imagens instiga sua imaginação.

Como apresentar as imagens para as crianças?









É preciso cuidar para que as imagens ganhem visibilidade:
- emoldurando as imagens para chamar atenção sobre elas;
- colocando-as na parede na altura dos olhos das crianças;
- criando um momento coletivo de apresentar as imagens;
- dando importância ao momento de apresentar as imagens.
Como conduzir uma leitura de imagens?
Crianças de 3 a 6 anos, além de olhar, descobrir coisas conhecidas e desconhecidas, comentam, apontam, passam a mão, voltam muitas vezes para observar, comentam as observações, percebem os detalhes, enumeram as cores, criam histórias, etc.
Diante das observações, pode explorar as imagens com o grupo das mais diversas formas. A interferência do professor consiste em coletivizar as percepções das crianças, em levar o grupo a destacar no final da observação as questões principais que são focos na imagem, em provocar o aprofundamento das observações.

Roteiro a seguir
1- Na reprodução da pintura emoldurar com cartolina para dar mais visibilidade à imagem.
2- Pense em um moda instigante de apresentar a imagem às crianças.
3- Mostre a imagem, deixando as crianças falarem livremente sobre ela.
4- Se possível, grave essas observações ou anote-as para que você perceba como as crianças realizam a observação da pintura e quais são os elementos da imagem que mais  chamaram a atenção delas.
5- Instigue as crianças a perceberem o que está acontecendo na cena.
6- Estabeleça uma relação entre a cena da imagem e uma cena da realidade que elas possam ter conhecido.
7- Crie trabalhos de arte, dramatizações ou danças a partir de sugestões das observações que as crianças fizeram da reprodução da pintura.
8- deixe a imagem fixada durante mais tempo na parede da sala (na altura dos olhos das crianças) para que elas possam continuar observando livremente a imagem em outros momentos.
9- Anote as observações para que você perceba como a imagem e as crianças relacionaram-se e também para que possa retirar daí ideias para novos trabalhos com elas.

Não esqueça de conversar com elas ao final do trabalho sobre o processo vivido e sobre o resultados obtidos. Perceba se os objetivos propostos foram atingidos.


Texto retirado da revista Pátio Educação Infantil Nº 1 – 2003 – Anamélia Bueno Buoro é doutora em Comunicação e professora de Artes e Educação. 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Filma: Meu Mestre, Minha Vida.







                                              

                                              FILME: Meu Mestre, Minha Vida



 (Lean On Me, 1989, EUA, direção: John G. Avildsen, 109 min., drama, classificação indicativa: 12 anos)
A HISTÓRIA: Baseada na história real de Joe Clark, um diretor arrogante e professor pouco ortodoxo. Ele é convidado a assumir a direção da instituição de onde havia sido demitido como docente. O colégio, que no passado era acolhedor, se torna um ambiente hostil, controlado por gangues, e local de consumo de drogas. O perfil rígido torna Clark o homem certo para recolocar a escola nos trilhos, mesmo que para isso ele tenha de enfrentar arruaceiros e até as autoridades locais.
POR QUE ASSISTIR: É interessante observar neste filme, segundo Roque, que a escola (com a família) é a instituição que qualifica o indivíduo, não só para a sua vida produtiva, mas para a sua vida total, e que ela reflete a comunidade em que se está e vice-versa

Filme: Ao Mestre com Carinho





                                            




                                                 FILME: Ao Mestre com Carinho




 dirigido por James Clavell, com Sidney Poitier, 1967. 

A HISTÓRIA: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, fará de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores. 

QUEM INDICA: O jornalista e escritor Eduardo Torelli. "Nem todas as armas do professor para motivar seus alunos são encontradas na sala de aula ou nos livros: o protagonista só estabelece uma conexão com os delinqüentes ao provar que há uma relação direta entre os conteúdos ensinados em classe e a progressão do mundo ao redor." 

POR QUE VER: "Retrata a história de um professor que, ensinando sob condições adversas (alunos desinteressados, agressivos, com pouca orientação familiar e sem perspectivas de enxergar a educação como espaço de aprendizado), consegue obter resultados importantes junto aos estudantes", avalia a coordenadora Ana Lúcia Tampellini, da Escola São José de Vila Matilde, de São Paulo. 

Projeto Filme na Escola

                     






                              Projeto - Filme na Escola


PROJETO FILME NA ESCOLA – DEBATE


     JUSTIFICATIVAS:

A necessidade de dialogar, discutir faz necessário para construir uma cidadania participativa, consciente e critica. Neste projeto faz necessário repensar o ambiente escolar criando maior diálogo do seu conteúdo com as novas linguagens da sociedade em que vivemos.
Levando o cinema para a escola pretendemos criar condições para o desenvolvimento do pensamento critico, o entendimento acerca das diferenças e através da nossa cultura retratada nas telas propõe aos jovens que fortaleçam noções de cidadania e identidade.
Cada filme apresentado no projeto tem sessões especiais com debate após o filme, retratando diversos assuntos de cidadania, valores, extinção, discriminação e outros.

OBJETIVOS:

·         Promove a exibição, seguida de debate, de filmes variados e temas variados.
·         Estimular leitura crítica dos meios audiovisuais massivos;
·         Estimular leitura crítica de obras fílmicas (forma e conteúdo);
·         Ampliar repertório fílmico de alunos e professores;
·         Incentivar a utilização do audiovisual na sala de aula pelos professores;
·         Aprimorar condições de ensino e aprendizagem;
·         Possibilitar a produção de vídeos por alunos e professores;
·         Estimular a autonomia, auto-estima e compromisso dos alunos com seu processo formativo;
·         Reduzir índices de evasão escolar.

METAS

1.     Realizar a apreciação e análise do filme para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano.
2.     Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.
3.     Promover a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.
4.     Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.
5.     Tornar a escola atrativa.

Fonte: paraisodoeducando.blogspot.com/2011/.../projeto-filme-na-escola.ht...






Aula-Tema 04: Formule a questão orientadora

Aula-Fora





                                                      
                                         
                                   


                                                
                                                      AULA-FORA

                 Ideias para trabalhar aula fora com as series do 1º ao 5º   ano do  Ensino Fundamental  

  
                  
                                                          AULA-FORA 2

            Aula lá fora é uma série de tv com 15 programas de 30 minutos cada e tem como objetivo a formação continuada de professores da educação infantil, do ensino médio e educação de adultos, com ênfase em aulas-passeio, atividades extra-classe e no estudo de meio.
            Os programas se aprofundam na pedagogia atual, procurando explorar o afeto, a expressão, a autoria e a comunicação das crianças, observando como isso acontecem nas atividades feitas com a classe fora da sala de aula.

Os programas Aula lá fora foram exibidos pelas TVs:

            O programas da série Aula lá fora são exibidos pela TV Escola (veja a grade de programação) httphttp://portal.mec.gov.br/tvescola e os episódios estão disponíveis para download em www.dominiopublico.gov.br
Cada programa documenta uma sala de aula de uma escola da rede pública municipal de Santo André, na região do ABC, em São Paulo, e seguem uma estrutura básica: primeiro, o educador define e planeja com seus alunos os conteúdos que serão desenvolvidos na aula passeio.
            Depois, cada turma tem uma "Aula lá fora" diferente: a Pinacoteca, a redação de um jornal, o parque, a usina de reciclagem, a gráfica, a feira do bairro, o posto de saúde, enfim, são 15 Aulas lá fora ao longo da série e nelas as crianças usam várias formas de registros, inclusive uma câmera de vídeo e duas câmeras fotográficas disponibilizadas pela produção da série.
            Na volta à escola, os alunos consolidam, num trabalho coletivo, o que viram e aprenderam durante as atividades.
            Dois apresentadores se revezam indicando os pontos pertinentes que devem ser observados durante as aulas documentadas. Consultores em campo observam o trabalho e propõem encaminhamentos para que as atividades práticas avancem no sentido de uma ação mais viva, na qual os alunos relacionam o que vivenciam nas aulas lá fora com suas vidas. E os próprios professores comentam como suas turmas desenvolveram os trabalhos antes, durante e depois da "Aula lá fora".
            A série Aula lá fora fornece recursos para enriquecer as ações planejadas pelos professores, estimula a interdisciplinaridade e tira os alunos do ambiente fechado da sala de aula, mostrando que uma Aula lá fora é um espaço privilegiado para a formação de conhecimentos e para a elaboração de conceitos.









As aulas-fora podem ser trabalhadas em sala de aula de diversas formas, como por exemplo, confecção de um cartaz em conjunto, trabalho explicativo, peça teatral, enfim vai depender do objetivo do professor.
 Bom! Aqui vão algumas dicas de aula-fora para serem trabalhadas com crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental:
 Visita ao “DETRAN” para a conscientização de um trânsito mais seguro;
Museu  é um lugar muito interessante para o conhecimento de obra
 Teatro oferece espetáculos para maior conhecimento em arte;
O Jardim Zoológico é um ambiente natural onde os alunos poderão ter contato direto com a natureza e conhecer vários tipos de animais.