quinta-feira, 30 de maio de 2013
Artes
PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU
PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS
ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS
QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.
Por que e como lidar com imagens da
arte na educação
Observar as imagens construídas por
artistas pode ser um exercício que, além de gerar prazer, ajuda a construir um
repertório estético privilegiado e desenvolve a observação e imaginação. À
medida que as crianças começam a se interessar pela escrita, parece que perdem
o interesse pelo texto imagético, aquele que era forte para as convocações de
seu imaginário. Essa questão só será minimizada e até revertida se for regida
por ações interferentes de um professor provocador, consciente de seu trabalho
como regente da relação ensino-aprendizagem, só o professor conseguirá reverte
esse caminho de diminuição do interesse pelas imagens, por meio de estímulos e
provocações, no sentido de conseguir que os alunos entrem no mundo da escrita
sem perder o interesse pelo texto da imagem, trazer para a sala de aula imagens
de todo a natureza.
Principalmente a imagem produzida por
artistas destacados pelos historiadores de arte, pois estas são construídas com
um forte sentido estético e ético, a imagem pode ser oferecida aos olhares
observadores das crianças sem se preocupar em contar histórias sobre elas,
nesse contato imagem/olho que as observações, os interesses, os pensamentos e a
imaginação poderão ser ativados pelos olhares dos alunos.
Por que levar as imagens da arte para a
sala de aula?
Porque as crianças gostam de olhar
imagens.
Elas reconhecem elementos da imagem que
fazem parte do seu mundo e do mundo das artes e começam a perceber a forte
significação da presença dos elementos da linguagem da arte: a linha que
constrói o desenho, as cores que preenchem as formas e os espaços como elementos
significantes. As crianças pensam enquanto olham as imagens, as quais
despertam sua curiosidade. O contato com as imagens instiga sua imaginação.
Como apresentar as imagens para as
crianças?
É preciso cuidar para que as imagens
ganhem visibilidade:
- emoldurando as imagens para chamar
atenção sobre elas;
- colocando-as na parede na altura dos
olhos das crianças;
- criando um momento coletivo de
apresentar as imagens;
- dando importância ao momento de
apresentar as imagens.
Como conduzir uma leitura de imagens?
Crianças de 3 a 6 anos, além
de olhar, descobrir coisas conhecidas e desconhecidas, comentam, apontam,
passam a mão, voltam muitas vezes para observar, comentam as observações,
percebem os detalhes, enumeram as cores, criam histórias, etc.
Diante das observações, pode explorar
as imagens com o grupo das mais diversas formas. A interferência do professor
consiste em coletivizar as percepções das crianças, em levar o grupo a destacar
no final da observação as questões principais que são focos na imagem, em
provocar o aprofundamento das observações.
Roteiro a seguir
1- Na reprodução da pintura emoldurar
com cartolina para dar mais visibilidade à imagem.
2- Pense em um moda instigante de
apresentar a imagem às crianças.
3- Mostre a imagem, deixando as
crianças falarem livremente sobre ela.
4- Se possível, grave essas observações
ou anote-as para que você perceba como as crianças realizam a observação da
pintura e quais são os elementos da imagem que mais chamaram a atenção
delas.
5- Instigue as crianças a perceberem o
que está acontecendo na cena.
6- Estabeleça uma relação entre a cena
da imagem e uma cena da realidade que elas possam ter conhecido.
7- Crie trabalhos de arte, dramatizações ou danças a partir de sugestões das
observações que as crianças fizeram da reprodução da pintura.
8- deixe a imagem fixada durante mais
tempo na parede da sala (na altura dos olhos das crianças) para que elas possam
continuar observando livremente a imagem em outros momentos.
9- Anote as observações para que você
perceba como a imagem e as crianças relacionaram-se e também para que possa
retirar daí ideias para novos trabalhos com elas.
Não esqueça de conversar com elas ao
final do trabalho sobre o processo vivido e sobre o resultados obtidos. Perceba
se os objetivos propostos foram atingidos.
Texto retirado da revista Pátio Educação Infantil Nº 1 – 2003 – Anamélia
Bueno Buoro é doutora em Comunicação e professora de Artes e Educação.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Filma: Meu Mestre, Minha Vida.
FILME: Meu Mestre, Minha Vida
(Lean On Me, 1989, EUA, direção: John G. Avildsen, 109 min., drama, classificação indicativa: 12 anos)
A HISTÓRIA: Baseada na história real de Joe Clark, um diretor arrogante e professor pouco ortodoxo. Ele é convidado a assumir a direção da instituição de onde havia sido demitido como docente. O colégio, que no passado era acolhedor, se torna um ambiente hostil, controlado por gangues, e local de consumo de drogas. O perfil rígido torna Clark o homem certo para recolocar a escola nos trilhos, mesmo que para isso ele tenha de enfrentar arruaceiros e até as autoridades locais.
POR QUE ASSISTIR: É interessante observar neste filme, segundo Roque, que a escola (com a família) é a instituição que qualifica o indivíduo, não só para a sua vida produtiva, mas para a sua vida total, e que ela reflete a comunidade em que se está e vice-versa
Filme: Ao Mestre com Carinho
FILME: Ao Mestre com Carinho
dirigido por James Clavell, com Sidney Poitier, 1967.
A HISTÓRIA: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, fará de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores.
QUEM INDICA: O jornalista e escritor Eduardo Torelli. "Nem todas as armas do professor para motivar seus alunos são encontradas na sala de aula ou nos livros: o protagonista só estabelece uma conexão com os delinqüentes ao provar que há uma relação direta entre os conteúdos ensinados em classe e a progressão do mundo ao redor."
POR QUE VER: "Retrata a história de um professor que, ensinando sob condições adversas (alunos desinteressados, agressivos, com pouca orientação familiar e sem perspectivas de enxergar a educação como espaço de aprendizado), consegue obter resultados importantes junto aos estudantes", avalia a coordenadora Ana Lúcia Tampellini, da Escola São José de Vila Matilde, de São Paulo.
Projeto Filme na Escola
Projeto - Filme na Escola
PROJETO FILME NA ESCOLA – DEBATE
JUSTIFICATIVAS:
A necessidade de
dialogar, discutir faz necessário para construir uma cidadania participativa,
consciente e critica. Neste projeto faz necessário repensar o ambiente escolar
criando maior diálogo do seu conteúdo com as novas linguagens da sociedade em
que vivemos.
Levando o cinema
para a escola pretendemos criar condições para o desenvolvimento do pensamento
critico, o entendimento acerca das diferenças e através da nossa cultura
retratada nas telas propõe aos jovens que fortaleçam noções de cidadania e
identidade.
Cada filme
apresentado no projeto tem sessões especiais com debate após o filme,
retratando diversos assuntos de cidadania, valores, extinção, discriminação e
outros.
OBJETIVOS:
· Promove
a exibição, seguida de debate, de filmes variados e temas variados.
· Estimular
leitura crítica dos meios audiovisuais massivos;
· Estimular
leitura crítica de obras fílmicas (forma e conteúdo);
· Ampliar
repertório fílmico de alunos e professores;
· Incentivar
a utilização do audiovisual na sala de aula pelos professores;
· Aprimorar
condições de ensino e aprendizagem;
· Possibilitar
a produção de vídeos por alunos e professores;
· Estimular
a autonomia, auto-estima e compromisso dos alunos com seu processo formativo;
· Reduzir
índices de evasão escolar.
METAS
1. Realizar
a apreciação e análise do filme para posicionar-se frente às realidades,
valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do
caráter do ser humano.
2. Conscientizar
os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir
um mundo mais justo e fraterno.
3. Promover
a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da
realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.
4. Reconhecer
que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.
5. Tornar
a escola atrativa.
Fonte: paraisodoeducando.blogspot.com/2011/.../projeto-filme-na-escola.ht...
Aula-Fora
AULA-FORA
Ideias para trabalhar aula fora com
as series do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
AULA-FORA 2
Aula
lá fora é uma série de tv com 15 programas de 30 minutos cada e tem como
objetivo a formação continuada de professores da educação infantil, do ensino
médio e educação de adultos, com ênfase em aulas-passeio, atividades
extra-classe e no estudo de meio.
Os
programas se aprofundam na pedagogia atual, procurando explorar o afeto, a
expressão, a autoria e a comunicação das crianças, observando como isso
acontecem nas atividades feitas com a classe fora da sala de aula.
Os programas Aula lá fora foram exibidos
pelas TVs:
O
programas da série Aula lá fora são exibidos pela TV Escola (veja a grade de
programação) httphttp://portal.mec.gov.br/tvescola e
os episódios estão disponíveis para download em www.dominiopublico.gov.br
Cada programa documenta uma sala de aula de uma
escola da rede pública municipal de Santo André, na região do ABC, em São Paulo,
e seguem uma estrutura básica: primeiro, o educador define e planeja com seus
alunos os conteúdos que serão desenvolvidos na aula passeio.
Depois,
cada turma tem uma "Aula lá fora" diferente: a Pinacoteca, a redação
de um jornal, o parque, a usina de reciclagem, a gráfica, a feira do bairro, o
posto de saúde, enfim, são 15 Aulas lá fora ao longo da série e nelas as
crianças usam várias formas de registros, inclusive uma câmera de vídeo e duas
câmeras fotográficas disponibilizadas pela produção da série.
Na
volta à escola, os alunos consolidam, num trabalho coletivo, o que viram e
aprenderam durante as atividades.
Dois
apresentadores se revezam indicando os pontos pertinentes que devem ser
observados durante as aulas documentadas. Consultores em campo observam o
trabalho e propõem encaminhamentos para que as atividades práticas avancem no
sentido de uma ação mais viva, na qual os alunos relacionam o que vivenciam nas
aulas lá fora com suas vidas. E os próprios professores comentam como suas
turmas desenvolveram os trabalhos antes, durante e depois da "Aula lá
fora".
A
série Aula lá fora fornece recursos para enriquecer as ações planejadas pelos
professores, estimula a interdisciplinaridade e tira os alunos do ambiente
fechado da sala de aula, mostrando que uma Aula lá fora é um espaço
privilegiado para a formação de conhecimentos e para a elaboração de conceitos.
As aulas-fora
podem ser trabalhadas em sala de aula de diversas formas, como por exemplo,
confecção de um cartaz em conjunto, trabalho explicativo, peça teatral, enfim
vai depender do objetivo do professor.
Bom! Aqui
vão algumas dicas de aula-fora para serem trabalhadas com crianças do 1º ao 5º
ano do Ensino Fundamental:
Visita ao “DETRAN”
para a conscientização de um trânsito mais seguro;
Museu é
um lugar muito interessante para o conhecimento de obra
Teatro oferece espetáculos para maior
conhecimento em arte;
O Jardim Zoológico
é um ambiente natural onde os alunos poderão ter contato direto com a natureza
e conhecer vários tipos de animais.
Assinar:
Postagens (Atom)