quinta-feira, 30 de maio de 2013

Artes





                                                                 










PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.
ARTES

Por que e como lidar com imagens da arte na educação

Observar as imagens construídas por artistas pode ser um exercício que, além de gerar prazer, ajuda a construir um repertório estético privilegiado e desenvolve a observação e imaginação. À medida que as crianças começam a se interessar pela escrita, parece que perdem o interesse pelo texto imagético, aquele que era forte para as convocações de seu imaginário. Essa questão só será minimizada e até revertida se for regida por ações interferentes de um professor provocador, consciente de seu trabalho como regente da relação ensino-aprendizagem, só o professor conseguirá reverte esse caminho de diminuição do interesse pelas imagens, por meio de estímulos e provocações, no sentido de conseguir que os alunos entrem no mundo da escrita sem perder o interesse pelo texto da imagem, trazer para a sala de aula imagens de todo a natureza.
Principalmente a imagem produzida por artistas destacados pelos historiadores de arte, pois estas são construídas com um forte sentido estético e ético, a imagem pode ser oferecida aos olhares observadores das crianças sem se preocupar em contar histórias sobre elas, nesse contato imagem/olho que as observações, os interesses, os pensamentos e a imaginação poderão ser ativados pelos olhares dos alunos.

Por que levar as imagens da arte para a sala de aula?

Porque as crianças gostam de olhar imagens.
Elas reconhecem elementos da imagem que fazem parte do seu mundo e do mundo das artes e começam a perceber a forte significação da presença dos elementos da linguagem da arte: a linha que constrói o desenho, as cores que preenchem as formas e os espaços como elementos significantes.  As crianças pensam enquanto olham as imagens, as quais despertam sua curiosidade. O contato com as imagens instiga sua imaginação.

Como apresentar as imagens para as crianças?









É preciso cuidar para que as imagens ganhem visibilidade:
- emoldurando as imagens para chamar atenção sobre elas;
- colocando-as na parede na altura dos olhos das crianças;
- criando um momento coletivo de apresentar as imagens;
- dando importância ao momento de apresentar as imagens.
Como conduzir uma leitura de imagens?
Crianças de 3 a 6 anos, além de olhar, descobrir coisas conhecidas e desconhecidas, comentam, apontam, passam a mão, voltam muitas vezes para observar, comentam as observações, percebem os detalhes, enumeram as cores, criam histórias, etc.
Diante das observações, pode explorar as imagens com o grupo das mais diversas formas. A interferência do professor consiste em coletivizar as percepções das crianças, em levar o grupo a destacar no final da observação as questões principais que são focos na imagem, em provocar o aprofundamento das observações.

Roteiro a seguir
1- Na reprodução da pintura emoldurar com cartolina para dar mais visibilidade à imagem.
2- Pense em um moda instigante de apresentar a imagem às crianças.
3- Mostre a imagem, deixando as crianças falarem livremente sobre ela.
4- Se possível, grave essas observações ou anote-as para que você perceba como as crianças realizam a observação da pintura e quais são os elementos da imagem que mais  chamaram a atenção delas.
5- Instigue as crianças a perceberem o que está acontecendo na cena.
6- Estabeleça uma relação entre a cena da imagem e uma cena da realidade que elas possam ter conhecido.
7- Crie trabalhos de arte, dramatizações ou danças a partir de sugestões das observações que as crianças fizeram da reprodução da pintura.
8- deixe a imagem fixada durante mais tempo na parede da sala (na altura dos olhos das crianças) para que elas possam continuar observando livremente a imagem em outros momentos.
9- Anote as observações para que você perceba como a imagem e as crianças relacionaram-se e também para que possa retirar daí ideias para novos trabalhos com elas.

Não esqueça de conversar com elas ao final do trabalho sobre o processo vivido e sobre o resultados obtidos. Perceba se os objetivos propostos foram atingidos.


Texto retirado da revista Pátio Educação Infantil Nº 1 – 2003 – Anamélia Bueno Buoro é doutora em Comunicação e professora de Artes e Educação. 

Nenhum comentário: