quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mensagens




                           Mensagens aos Professores(as)...

                    


Professor (a)
~~~~~~~~~~~~

Não me ensine nada que eu possa descobrir. Provoque minha curiosidade.
Não me dê apenas respostas. Derrame minhas ideias e me dê somente pistas de como ordená-las.
Não me mostre exemplos. Antes me encoraje a ser exemplo vivo de tudo o que posso aprender.
Construa comigo o conhecimento. Sejamos juntos inventores, descobridores, navegantes e piratas de nossa aprendizagem.
Não fale apenas de um passado distante ou de um futuro imprescindível. Esteja comigo hoje alternando as sensações de quem ensina e de quem aprende."
Ivana M. Pontes

                 








    Mensagens para Professores
                      ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
                             DECÁLOGO PEDAGÓGICO

·                     Como todo ofício, a docência requer cuidados e habilidades específicas. Logo, para que a aula transcorra com sucesso e tranquilidade, indicamos um decálogo pedagógico, com 10 instruções básicas. Siga essas instruções e colha os frutos de seu trabalho!
         1- Contextualize suas aulas.
         Traga as lições para o contexto de seus alunos, faça com que cada tema seja       
         abordado de modo significativo, real e prático.

         2- Pesquise o tema de sua lição em outros meios.

         Faça uso de jornais, revistas diversas, artigos, livros de pesquisa, Internet, etc.  

         Isso dará subsídios para que suas aulas não sejam cansativas ou superficiais.


         3- Trabalhe as potencialidades de seus alunos.

         Procure explorar o que cada aluno tem de melhor e utilizar isso para o progresso 

         do trabalho educativo. Todos os alunos têm algo de interessante e especial a     

         oferecer.


         4- Dinamize suas aulas.

         Aulas monótonas e rotineiras só atrapalham a aprendizagem. Ative suas aulas 

         com procedimentos diferentes. Mude o lugar da aula, cante novas canções,       

         estabeleça dinâmicas de grupo e tudo mais que trouxer renovação e mobilização 

         para a turma.


          5- Envolva seus alunos.

·                     Não há como o aluno aprender se ele não estiver envolvido com o que será estudado. Mostre para sua classe que os temas abordados têm real importância e valia. Valorize cada tópico e relacione-os com os interesses de sua classe (que é claro, podem ser diferentes dos seus).









Nenhum comentário: