quinta-feira, 30 de maio de 2013

Pesquisa e elaboração de conteúdos específicos para o tópico Feira de Ciências






Com certeza saber a teoria sobre uma matéria escolar, pesquisar em livros ou sites e estudar muito é importante entender os conteúdos, mas quando partimos para experimentar, na prática como as coisas funcionam, aí sim fica muito mais fácil para realmente aprender um matéria escolar.
Assim, experimentar e aprender estão intimamente ligados. Percebendo essa ligação, no início do séc. XX professores do ensino básico de algumas escolas dos Estados Unidos propuseram a seus alunos que desenvolvessem projetos científicos para demonstrar determinados fenômenos para seus colegas de classe. A ideia deu certo e esses professores perceberam que com essa estratégia os alunos aprendiam de forma muito mais eficaz e prazerosa.
A partir daí estava “dada a largada” para as Feiras Científicas ou Feiras de Ciências que conhecemos hoje e que fazem parte do calendário de muitas escolas pelo mundo todo.
Organizando uma Feira de Ciências
Para organizar uma Feira de Ciências é fundamental ter senso de equipe, organização, empenho e muita disposição!
Os professores e a coordenação da escola devem ser os responsáveis pela organização desse evento, mas é claro que a ajuda dos alunos é muito importante.
Aos professores e coordenadores cabe a tarefa de prever o evento no calendário escolar, orientar os alunos para o desenvolvimento dos projetos, criar normas para o funcionamento da feira, cuidar da segurança da feira em geral e de cada experimento especificamente, além de orientar a divulgação e montagem.
Para os alunos fica a tarefa mais gotosa e desafiadora: desenvolver projetos inovadores a partir de conteúdos já estudados em sala de aula. É necessário ser criativo e ter espírito de cientista, pois mesmo para experimentos simples, seguimos os passos de um cientista, ou seja: observamos, formulamos hipóteses e criamos o experimento em si para verificar a veracidade dessas hipóteses.
Seguem algumas dicas importantes para sua participação ser nota 10:
ü Tema: para escolha do tema você deve penar em algo desafiador, que instigue sua curiosidade para aprender mais, mas também não exagere, pois não adianta escolher um tema que esteja fora de seu alcance de pesquisa. Lembre-se de que alguns fenômenos demoram anos para serem desvendados por cientistas e, portanto você não conseguirá pesquisar em pouco tempo;

ü Método científico: além de aprender mais sobre um determinado assunto, o desenvolvimento do experimento deve ajudar a percorrer os passos do método científico, ou seja - observar, especular, formular hipóteses, experimentar, deduzir e chegar a conclusões;

ü Materiais: não esqueça de fazer uma lista de materiais que deverão ser utilizados no experimento, isso evitará que passe por apuros nos dias de apresentação;

ü Tempo: organize bem o tempo que dispensará para esse trabalho sem deixar de lado as outras atividades escolares;

ü Continuidade: escolha um tema que poderá ter continuidade nos anos seguintes, à medida que você vai se aprofundando no conteúdo;

ü Anotações: à medida que você vai desenvolvendo suas habilidades científicas, surgirão ideias a todo momento, quando você mesmo imaginar, andando de bicicleta, passeando no shopping, etc., assim, tenha sempre em mãos uma caderneta de anotações para não deixar nada escapar!
Tudo pode começar em um laboratório...
Um laboratório de Ciências é um ambiente da escola com materiais e organização especifica que viabiliza a realização de experimentos científicos. É um espaço educativo que faz a ligação entre a teoria e a pratica dos conteúdos escolares.
Nos laboratórios há materiais e equipamentos específicos para cada experimento. Conheça esses equipamentos clicando aqui
Desenvolver pesquisas nos laboratórios de Ciências pode ser o começo para a vida científica.
Curiosidades
Veja algumas invenções interessantes:
Bicicleta portátil A criação do inglês Clive Sinclair, a "A-Bike", é dobrável. Ela pesa cerca de 5 quilos e meio e pode ser guardada em uma sacola com menos de 0,03 metros cúbicos.
Cadeira de papelão É toda feita de papelão e pesa 900 gramas. Mas suporta até 450 quilos em cima dela.
Carteira antirroubo Invenção australiana. Feita de aço inoxidável, ela é dotada de dispositivos especiais que destroem seu conteúdo. Ao ser aberta por alguém que desconhece a senha, a carteira libera uma tinta azul que mancha tudo o que há em seu interior e, ao mesmo tempo, apaga as fitas magnéticas dos cartões.
(fonte: Guia dos Curiosos)

http://www.smartkids.com.br/especiais/feira-de-ciencias.html

Responsáveis pelas postagens: CLAUDIA LUCIA NEVES ADRIÃO / ISABEL CRISTINA CAETANO DA SILVA




Boneco ecológico



Materiais:
01 perna de meia calça
100 gr de alpiste ou painço
300 gr de serragem
01 tubo de cola
01 tesoura sem ponta
Enfeites para seu boneco ecológico


Como Fazer:
A. Corte uma perna da meia calça.
B. Coloque o alpiste ou painço.
C. Complete com serragem, feche a meia e modele em forma de bola.
D. Monte o boneco ecológico ao seu gosto.
E. Molhe a cabeça do boneco, em alguns dias o alpiste começa a nascer dando origem aos cabelos. Então você corta e espera crescer de novo, pura diversão!!

Depois de todo o processamento agora é só se divertir, podes começar uma coleção com vários estilos do boneco e deixar no quintal para os passarinhos destruírem, ou esfregar a grama crescida nos outros para dar coceira. Divirta-se!




Fonte:




Consumo Consciente

Como funciona uma hidroelétrica, e como a energia chega até nossas casas?

Na maquete foi reutilizado:
1 lata de alumínio + 1 rolinho de papel higiênico-para a turbina e o gerador
1 cx de papelão (embalagem de chá) - para o transformador
caixa de ovos - aquele papelão verde- p/ as montanhas
2 cxs de leite (tetra pak) - para as linhas de transmissão (antenas)
embalagens de papelão - para a rua 
plástico que embala eletrodomésticos - para a água do rio e queda na barragem





Fonte:






5 SENTIDOS


Você está brincando no jardim e  uma linda borboleta passando na sua frente. Em seguida sente ocheirinho daquele bolo maravilhoso que só a mamãe sabe fazer, você até sente o gosto, mas como ainda não dá para saboreá-lo, ouve seu amigo chamar e sai correndo na direção dele, ao se aproximar, ele mostra uma caixa de brinquedo e pede que você descubra qual é este brinquedo através do tato... São muitas sensações ao mesmo tempo e nós só conseguimos captar todas elas através dos órgãos dos sentidos, estruturas complexas que nos ajudam a perceber o meio em que vivemos e são essenciais para a maioria das tarefas que realizamos. Vamos agora caracterizar cada um dos órgãos dos sentidos.
Começando pela pele, que é o órgão responsável pelo tato e tem funções importantes, como manter os órgãos internos isolados do meio ambiente, ajudar no controle da temperatura do corpo eliminando o suor, proteger contra a invasão de micróbios que prejudicam o organismo, etc. Na pele que reveste os dedos há linhas tênues que formam as digitais, que são diferentes de uma pessoa para outra, portanto é uma característica pessoal.
O órgão responsável pela audição é o ouvido, que é uma estrutura complexa com a função de perceber os sons. As orelhas compõem a parte externa do ouvido e funcionam como um radar, captando todos os tipos de sons. O ouvido é muito sensível e sons muito aos podem provocar perdas auditivas... Portanto, tenha muito cuidado ao ouvir música em volume muito alto, pois isso pode ser prejudicial para você!
Com relação ao sentido do paladar, o órgão responsável é a língua, que identifica o sabor dos alimentos através das papilas gustativas, assim, em cada região da língua distingue-se um sabor. Quando você sente o cheiro de algum alimento que parece estar muito saboroso e diz que “dá água na boca”, pode crer que é verdade: isso acontece porque com o cheiro nosso organismo se prepara para comer e por isso libera mais saliva, dando a sensação de água na boca.
E por falar sentir em cheiro, sua percepção tem relação com o sentido do olfato e o órgão responsável é onariz. Este órgão possui receptores que distinguem o tipo de cheiro e envia as informações para o cérebro, que guarda essa informação e quando cheiramos novamente a mesma coisa, de imediato essa memória é acionada para sua identificação. O olfato pode também servir de alerta sobre algum perigo próximo, como o cheiro de fumaça, que pode indicar um incêndio ou mesmo quando sentimos um cheiro diferente do normal em alimentos indicando que estão estragados.
Finalmente chegamos ao sentido da visão, cujos órgãos responsáveis são os olhos. Nossos olhos são muito sensíveis e precisam de proteção contra poeira e outros elementos que podem prejudicá-los, daí a importância das pálpebras, sobrancelhas e cílios que fazem essa proteção.  

Curiosidades:
·         A pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde 16% do peso corporal.
·         O químico alemão Adolf Butenandt, descobriu que muitos animais liberam moléculas invisíveis e voláteis na época do cio para atrair o sexo oposto. A estas moléculas o cientista deu o nome de feromônios.
·         Qualquer som de 90 decibéis para cima pode causar danos à audição, podendo inclusive pode ocorrer a surdez.



Sentidos

Nas aulas de Educação Infantil é fundamental estimular a percepção através de atividades direcionadas aos órgãos dos sentidos e uma sugestão é fazer uma aula em que eles possam ter a consciência desses sentidos. Para isso você pode separar cinco carteiras e colocar em cada uma delas elementos que estimulem cada um dos órgãos dos sentidos: 


Mesa 1: alimentos variados com sabor doce, salgado, azedo e amargo e pazinhas de sorvete. Dê preferência para alimentos pastosos.


Mesa 2: álcool, desinfetante, perfume, pasta de dentes, terra molhada e água.


Mesa 3: metal, madeira, gelo, plástico, vidro, recipiente com água quente.


Mesa 4: copos de vidro, aparelho de som e outros objetos que façam barulhos específicos.


À medida que os alunos vão identificando qual o sentido e cada órgão é estimulado em cada mesa, o professor coloca uma identificação do tipo “mesa da visão”, por exemplo. Este material pode ficar exposto na sala para trabalhos posteriores com as crianças.


Outra opção para trabalhar o tato é o jogo memória tátil, cuja preparação é muito simples: preparar vinte cartelas, divididas em 10 pares, cada uma delas tendo coladas ao fundo texturas diferentes (lã, seda, feltro, lixa, arroz, etc.). Os alunos com os olhos vedados devem procurar as cartelas pares. Vence quem conseguir o maior número de pontos. 


Para os alunos maiores uma sugestão é orientar para que organizem um “painel dos sentidos”, com informações gerais sobre a fisiologia e curiosidades específicas. 

Fonte:

Um comentário:

Unknown disse...

nosso blog está show.....adoreiiiii